sexta-feira, 16 de maio de 2014

A Turma da Mônica e a geração Bullying

A Turma da Mônica e a geração do Bullying



Por Adriano Berger – @nanoberger

Esses dias, tenho perdido o sono com pensamentos, e entre eles, surgiu o seguinte: o crescimento desta doença social que chamamos de bullying não está diretamente relacionado às influências que temos recebido desde a infância?
Será que os amigos leitores já prestaram atenção no conteúdo dos gibis e desenhos animados que temos lido e assistido? A Turma da Mônica, por exemplo, é bullying do início ao fim!
O que é este menino Cebolinha? É alguém completamente atípico para sua idade, com aquela sede de poder, buscando “conquistar a rua”, cujo mandato parece pertencer à Mônica. E, assim, utiliza-se de um método pouco apreciado pela sociedade, abusando de ofensas verbais relacionadas a aspectos físicos da menina, que podem perfeitamente provocar-lhe complexos para o resto da vida: baixinha, dentuça e gorducha.
Aliás, o nome dos personagens também está associado a apelidos relacionados a aspectos físicos e pessoais: Cebolinha, pois sua cabeça parece uma cebola; Cascão, o garoto que gosta de sujeira, e assim por diante…
O que ganhamos com esse tipo de influência? Nada. Ao contrário, uma criança pode espelhar-se nos gibis e praticar com os amigos o que aprende por meio das leituras. É aí que surgem o Cabeção, o Orelha, o Dentuço, o Pé Grande, o Branquelo, etc. Alguns deles não administram bem os apelidos, tornando-se crianças excluídas, inseguras, tímidas, anti-sociais e, por fim, vítimas de bullying.
Pode parecer uma grande bobagem de minha cabeça, mas acredito que certos valores são plantados desde a infância, em que a criança recebe todo tipo de informação e influência como verdadeira esponja, sem o discernimento de diferenciar o certo do errado ou medir a conseqüência de seus atos.
Por isso, acho de fundamental importância que se estabeleça em casa a censura educativa, buscando evitar o contato das crianças com cenas negativas ou prejudiciais ao amadurecimento comportamental e social, já que a criança vê e imita. A responsabilidade sobre o que essa turma aprende é dos adultos.
Se observarmos bem, poderemos perceber que a mídia também ofereceu sua contribuição para a formação dos perfis das diferentes gerações. Sabendo disso, está em nossas mãos promover uma geração justa e uma sociedade melhor no futuro.