segunda-feira, 12 de maio de 2014

Projeto Bullying

  
Projeto Bullying: diga não as ameaças, opressões, intimidações e humilhações.


APRESENTAÇÃO

Este projeto será desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, nas turmas de 3ºs 4ºs e 5ºs anos com cerca de 160 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.


JUSTIFICATIVA


A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas.

Discutir as questões ligadas à prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.

A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter consequências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil.


OBJETIVO GERAL

Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

Objetivos Específicos

          Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
           Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
          Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
           Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
           Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar.

METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexão sobre as causas e consequências do Bullying. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:

       Apresentação de Filme;
O Galinho Chicken Little
Na cidade de Oakey Oaks, Chicken Little toca o sinal do colégio e manda que todos “corram por suas vidas”!. Toda a cidade fica em pânico. Por fim, todos se acalmam para perguntar ao galinho o que há de errado. Ele sofre Bullying na Escola.


Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial
Como Estrelas na Terra’ conta a história de uma criança que sofre com dislexia e  custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro   período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. Este  filme fala sobre o modo como a arte e a educação são importantes ferramentas de  estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para   a sua felicidade, independente do problema ou desvio que tiver.


         Dinâmicas de Grupo; 
         Produção de Textos;
                     Palestras  com os pais e responsáveis;
            Organização de Seminários;
            Resolução de casos;
            Leituras variadas; 

CLIENTELA

Alunos, professores e toda a comunidade escolar.

  
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.

PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.


Sites para Leitura complementar.
  

Bullying Escolar

Bullying Escolar



A prática de atos agressivos e humilhantes de um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão. O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que praticam o Bullying têm grande perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delituosas ou delinquentes. 



Os alunos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as alunas, embora com menor freqüência, o Bullying também ocorre e se distingue, principalmente, como método de exclusão ou difamação. Até um apelido pode causar desmoronamento na auto estima de uma criança ou adolescente. Apesar de não sofrerem diretamente as agressões, poderão ficar aborrecidas com o que vêem e indecisas sobre o que fazer. Tudo isso pode influenciar de maneira negativa sobre sua competência de adiantar-se acadêmica e socialmente. O Bullying escolar é assim classificado: alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem Bullying; alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam Bullying; autores de Bullying - são os alunos que só praticam Bullying; testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas coexistem em um ambiente onde isso acontece. 



Quando não há intervenções eficazes contra o Bullying o espaço escolar torna-se totalmente corrompido. Todas as crianças, são afetadas, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Os alunos que sofrem Bullying, dependendo de suas características individuais e dos meios em que vivem, principalmente os familiares, poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola. Poderão quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa auto estima, tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamento. Poderão adquirir, também, um comportamento hostil. 


A prática de bullying começou a ser pesquisada há cerca de dez anos atrás na Europa, quando descobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas tentativas de suicídios de adolescentes. No Reino Unido, por decisão governamental, hoje todas as escolas já implantaram políticas antibullying. 


O médico Aramis Lopes Neto, coordenador da pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) diz: “Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais. As medidas tomadas pela escola para o controle do Bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade”. 

Fonte de referência: ABRAPIA 

Autora: Amelia Hamze 
Profª FEB/CETEC e FISO                   http://www.chegadebullying.com.br/