segunda-feira, 12 de maio de 2014

Projeto Bullying

  
Projeto Bullying: diga não as ameaças, opressões, intimidações e humilhações.


APRESENTAÇÃO

Este projeto será desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, nas turmas de 3ºs 4ºs e 5ºs anos com cerca de 160 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa  discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.


JUSTIFICATIVA


A prática do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas.

Discutir as questões ligadas à prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.

A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter consequências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e Criminalidade Infanto-Juvenil.


OBJETIVO GERAL

Pesquisar e refletir sobre as causas e conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.

Objetivos Específicos

          Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
           Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
          Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
           Discutir o respeito as diferenças no espaço escolar.
           Construir uma proposta de regras de convivência e contra o bullying na unidade escolar.

METODOLOGIA

Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexão sobre as causas e consequências do Bullying. Também serão  utilizada as seguintes estratégias metodológicas:

       Apresentação de Filme;
O Galinho Chicken Little
Na cidade de Oakey Oaks, Chicken Little toca o sinal do colégio e manda que todos “corram por suas vidas”!. Toda a cidade fica em pânico. Por fim, todos se acalmam para perguntar ao galinho o que há de errado. Ele sofre Bullying na Escola.


Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial
Como Estrelas na Terra’ conta a história de uma criança que sofre com dislexia e  custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro   período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. Este  filme fala sobre o modo como a arte e a educação são importantes ferramentas de  estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para   a sua felicidade, independente do problema ou desvio que tiver.


         Dinâmicas de Grupo; 
         Produção de Textos;
                     Palestras  com os pais e responsáveis;
            Organização de Seminários;
            Resolução de casos;
            Leituras variadas; 

CLIENTELA

Alunos, professores e toda a comunidade escolar.

  
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

FANTE, Cleo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP: Veros Editora, 2005.

PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.


Sites para Leitura complementar.
  

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