Projeto Bullying: diga não as ameaças, opressões,
intimidações e humilhações.
APRESENTAÇÃO
Este projeto será desenvolvido na Escola Municipal
de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, nas turmas de 3ºs 4ºs e 5ºs anos com
cerca de 160 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o Bullying
tanto na escola, como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se
caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira
repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying
tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão,
brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça,
tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Pretende-se discutir com este projeto as situações
ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este
projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar,
valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no
projeto.
JUSTIFICATIVA
A prática
do Bullying, tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez
mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas.
Discutir
as questões ligadas à prática do bullying com toda a comunidade escolar, é
importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying
ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os
alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as
ações de violência na escola.
A
popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a
internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as
brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. "O fato de ter
consequências trágicas - como mortes e suicídios - e a impunidade
proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema",
aponta Guilherme Schelb, procurador da República e autor do livro Violência e
Criminalidade Infanto-Juvenil.
OBJETIVO
GERAL
Pesquisar e refletir sobre as causas e
conseqüências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos,
professores, pais e responsáveis.
Objetivos
Específicos
Discutir com os alunos as principais causas de bullying.
Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos
ações educativas contra o bullying na unidade escolar.
Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a
reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
Discutir o respeito as diferenças no espaço
escolar.
Construir uma proposta de regras de convivência e
contra o bullying na unidade escolar.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido através de leituras,
discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionando uma reflexão sobre as
causas e consequências do Bullying. Também serão utilizada as seguintes
estratégias metodológicas:
Apresentação de Filme;
O Galinho Chicken Little
Na cidade de Oakey Oaks, Chicken Little toca o
sinal do colégio e manda que todos “corram por suas vidas”!. Toda a cidade fica
em pânico. Por fim, todos se acalmam para perguntar ao galinho o que há de
errado. Ele sofre Bullying na Escola.
Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial
Como
Estrelas na Terra’ conta a história de uma criança que sofre com dislexia e
custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o
terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir
de novo. Este filme fala sobre o modo como a arte e a educação são importantes
ferramentas de estímulo ao
desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para a
sua felicidade, independente do problema ou desvio que tiver.
Dinâmicas de Grupo;
Produção
de Textos;
Palestras com os pais e
responsáveis;
Organização de Seminários;
Resolução
de casos;
Leituras
variadas;
CLIENTELA
Alunos, professores e toda a comunidade escolar.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Edição: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
Sites
para Leitura complementar.